O Instituto Olga Kos Brasília convida o público para conferir a exposição “Do Real ao Imaginário”, resultado do projeto Mãos Criativas e a exposição Reminiscência do projeto “Memórias Inclusivas”. Ambas celebram o encontro entre arte, memória e inclusão, reunindo produções que transitam entre fotografia, pintura, colagem e outras linguagens visuais que promovem a inclusão de pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. A entrada é gratuita e livre ao público, em exibição até o dia 13 de outubro de 2025 na Biblioteca Nacional.

Com obras desenvolvidas integralmente no território brasiliense, reúnem obras desenvolvidas por participantes das oficinas de arte do Instituto de diferentes perfis. O projeto mobilizou arte-educadores, psicólogos e pedagogos em uma metodologia consolidada há quase 20 anos por meio do Olga. “Durante o processo criativo, as lembranças individuais dos participantes foram transformadas em novas narrativas coletivas, costuradas por cores, texturas e técnicas que revelam a potência criativa dos participantes, tendo as paredes da Biblioteca como suporte para a inclusão”, destaca Atenea Garcia, produtora e desenhista do projeto.


Felipe Ramón Moro Rodríguez, subsecretário de Cultura no DF esteve presente na cerimônia de abertura das exposições. Na ocasião, ele destacou a importância do Instituto e seus participantes ocuparem o espaço de uma das principais bibliotecas do Brasil e que fica no centro de poder. “Esse tipo de iniciativa tem uma importância fundamental, tanto para nós que estamos vendo de fora, quanto para quem participa”, percebe,  “o participante se sente pertencente ao coletivo e se sente integrado à sociedade”.

Além dos painéis, a mostra conta com vídeos, interação com espelhos e tecidos flutuantes. As exposições acontecem na Biblioteca Nacional de Brasília, reafirmando o espaço como palco de inclusão e diversidade cultural. As exposições são um convite a olhar a arte como um território comum de trocas, descobertas e sentidos compartilhados.

Para o Olga, a iniciativa representa não apenas a consolidação de sua atuação no Distrito Federal, mas também “a oportunidade de ampliar o impacto social já presente em mais de 15 instituições parceiras e quase 100 turmas, que reúnem semanalmente mais de 1.400 participantes”, apresenta Wolf Kos, CEO do Instituto.




Sobre o Instituto

O Instituto Olga é uma instituição sem fins lucrativos que desde 2007 é referência na inclusão de pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade para nortear a elaboração de políticas públicas e ampliar as práticas inclusivas por meio de projetos nas áreas de esporte, artes e pesquisas aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência.

Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência. O objetivo é somar e levar adiante o desejo de ver um país cada vez mais inclusivo por meio de oportunidades que quebram barreiras sociais.



Exposição: Do Real ao Imaginário
Projeto: Mãos Criativas – Instituto Olga Kos Brasília
Exposição: Reminiscência
Projeto: Memórias Inclusivas – Instituto Olga Kos Brasília
Local: Biblioteca Nacional de Brasília
Período: 30 de setembro a 13 de outubro
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 22h | Sábados e domingos, das 8h às 14h
Entrada: Gratuita
Realização: Instituto Olga Kos Brasília
Apoio: Biblioteca Nacional de Brasília