"Dojô Defesa e Inclusão" celebra encerramento com evento especial no Ginásio do CIEF
10 Setembro, 2025 por Equipe IOKO Instituto Olga Kos acredita no poder do esporte como ferramenta de transformação social e, por isso, criou o projeto “Dojô Defesa e Inclusão”, que busca promover a inclusão e o desenvolvimento integral de pessoas com e sem deficiência, em diferentes faixas etárias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.
Com duração de 12 meses, entre novembro de 2024 e outubro de 2025, o projeto atende diretamente 210 beneficiários, entre crianças e jovens (a partir dos 7 anos), adultos e idosos. As atividades são realizadas por meio de oficinas em duas modalidades esportivas, conduzidas por profissionais especializados, que estimulam tanto o desenvolvimento motor e cognitivo quanto a convivência social e a autonomia individual.
Mais do que a prática esportiva, o “Dojô Defesa e Inclusão” busca democratizar o acesso ao esporte, oferecendo uma experiência enriquecedora que valoriza a diversidade, promove a cidadania e fortalece competências técnicas, sociais e comunicativas. Para acompanhar a evolução dos participantes, são utilizados os Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos (IDOK), metodologia própria que permite analisar de forma precisa os avanços obtidos ao longo do projeto.
O encerramento está marcado para o dia 5 de outubro de 2025, com um evento especial de apresentações de artes marciais no ginásio do CIEF. Esse momento será a celebração de todo o processo vivido, reunindo aprendizados, talentos e conquistas dos participantes. O projeto conta com a participação de instituições parceiras como a APAE Sobradinho, APAE Asa Norte e Associação Pestalozzi, e haverá transporte gratuito de ida e volta das instituições até o local do evento
Mais do que um encerramento, essa apresentação final simboliza a força da inclusão social pelo esporte, dando visibilidade às histórias e ao potencial de cada participante, e reforçando o compromisso do Instituto Olga Kos com uma sociedade mais justa, consciente e inclusiva.