Esporte como ponte para a inclusão: Conexão Esportiva transforma vidas no Olga Brasília
24 Abril, 2025 por Equipe IOKNo coração de Brasília, o projeto Conexão Esportiva, do Instituto Olga Kos Brasília3, vem reafirmando a força transformadora do esporte como ferramenta de inclusão e cidadania. Com foco em promover a convivência entre pessoas com e sem deficiência, o projeto atende 420 participantes diretos – crianças, jovens e adultos a partir dos 7 anos, em situação de vulnerabilidade social – por meio de oficinas esportivas de quatro modalidades diferentes.
O Conexão Esportiva tem como missão fortalecer o desenvolvimento integral dos participantes. Ao democratizar o acesso ao esporte, o projeto favorece a aquisição de habilidades técnicas e sociais, estimula a autoconfiança e incentiva o respeito à diversidade. Para pessoas com deficiência, essas práticas físicas não apenas contribuem para o aprimoramento motor e cognitivo, mas também ajudam a combater o isolamento social, fortalecendo vínculos e promovendo pertencimento.
Ao longo do projeto, é realizado oficinas semanais e têm seu desenvolvimento acompanhado por meio do Indicador de Desenvolvimento Olga Kos (IDOK) – uma metodologia de avaliação baseada em tecnologia social que permite mensurar os avanços individuais de cada participante. O encerramento das atividades acontece com um evento especial, que inclui apresentações de artes marciais e uma partida amistosa de futsal, celebrando as conquistas e a superação de todos os envolvidos.
O Conexão Esportiva é mais uma prova de que quando o esporte é acessível e inclusivo, ele transforma vidas, abre caminhos e conecta pessoas em torno de um mesmo ideal: o de uma sociedade mais justa, participativa e acolhedora.