O Instituto Olga Kos Brasília segue com as atividades do projeto “Artes Marciais – Unindo Forças”, viabilizado por meio do Termo de Fomento nº 976186/2025, assinado em setembro de 2025. Com a oferta de oficinas gratuitas de Karatê, Judô e Taekwondo, 450 beneficiários diretos — a partir dos seis anos de idade — estão sendo contemplados em instituições parceiras.

Para Gervandisnider Lima, coordenador de Esportes da sede do Instituto no DF, "no tatame, trabalhamos as dimensões cognitiva e afetiva, utilizando o esporte como ferramenta para que cada aluno reconheça seu próprio potencial". O foco é promover autoconfiança, comunicação assertiva e cooperação em grupo. "Não estamos apenas oferecendo uma atividade física gratuita; estamos fortalecendo a autoconfiança e a autonomia desses jovens e adultos", reforça.

A elaboração do projeto parte da premissa de somar forças com entidades de referência, potencializando o repertório de atividades oferecidas aos seus assistidos. Ao integrar-se a essas instituições, o IOK reforça o compromisso com o desenvolvimento integral dos participantes. As oficinas gratuitas ocorrem duas vezes por semana, nos turnos da manhã e tarde, adaptando-se à rotina e às particularidades de cada localidade. Com execução prevista até outubro de 2026, o Unindo Forças proporciona prática esportiva, sendo um agente transformador dentro das instituições que já realizam um trabalho de excelência no atendimento à pessoa com deficiência. 

Por meio do IDOK, tecnologia social própria do Instituto, o projeto mensura cientificamente o desenvolvimento de cada participante. Essa análise detalhada, feita entre os ciclos inicial e final, permite converter o impacto social em dados concretos, garantindo às instituições parceiras e ao público uma visão clara dos benefícios reais alcançados pelos assistidos.



Registros das oficinas estão disponíveis no Flickr do Instituto. Clique aqui para visualizar.