NOME: KARATÊ SHIN

Número do processo:  973405/2024

Proponente: Instituto Olga Kos – Brasília  


OBJETIVOS GERAL 


O Projeto Karatê Shin visa Fomentar e Promover a inclusão social através do esporte, proporcioanando uma experiência desportiva e socialmente enriquecedora para os beneficiados, pessoas com e sem deficiência, e/ou em situação de vulnerabilidade social. Buscamos democratizar o acesso à prática de esportes, contribuindo para o desenvolvimento 

integral dos mesmos, capacitando-os para lidar efetivamente com suas necessidades, desejos e expectativas, enquanto cultivam competências técnicas, sociais e comunicativas. Este esforço conjunto visa fortalecer a formação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente. 


Os participantes atendidos serão divididos em turmas com oficinas duas vezes por semana com duração de uma hora cada. O projeto será realizado em doze meses e conta também com um evento. Os participantes serão contemplados com demonstrações do Karatê aprendidos em oficinas, sendo que no evento final haverá exame de faixa, recebimento de medalhas e certificados de aprovação. 


O projeto terá duração de 12 meses, com atividades práticas durante 10 meses. O número de atendidos será de 105 pessoas, tendo em vista as condições específicas para o atendimento do público proposto neste projeto.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


1) Realização de Oficinas de Karatê para 105 beneficiários (crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas idosas, com e sem deficiência, e/ou em situação de vulnerabilidade social), no município de Brasília/DF. 

2) Realizar evento de apresentações de artes marciais ao final do projeto (evento de encerramento), para demonstração do que foi desenvolvido durante os meses do projeto. 

3) Análise de desenvolvimento dos participantes através da aplicação dos Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos – IDOK, realizado no início e no término das oficinas. O IDOK é uma ferramenta de tecnologia social que analisa dados da 

participação dos beneficiários do projeto, colhidos 2x no curso da execução das oficinas, a fim de mensurar 

qualitativamente seu desenvolvimento. Opera em categorias como: cognição (atenção global, memória e assimilação), interacionalidade (autoconfiança, comunicação e cooperação) e afetividade (expressividade, autopercepção e equilíbrio 

emocional). O objetivo final, é mensurar os resultados alcançados pelo projeto. Os resultados serão parte do texto do relatório final/brochura ilustrada. Saiba mais em: https://institutoolgakos.org.br/o-que-e-idok/. 


Prazo de execução: 10 meses